sábado, 30 de abril de 2011

Agua...água.....água...sempre...vida..vida de Deus.


Fonte Uol

Ciência e Saúde

O corpo humano absorve água através da respiração celular, ingestão de alimentos e de líquidos e está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Se a quantidade de água no corpo humano for reduzida em apenas 1%, você sentirá sede. Se a redução for de 5%, a sua pele vai encolher e você terá dificuldades para mover os músculos e pensar com clareza. Se o decréscimo for de 10%, seu corpo morrerá.

Uma pessoa pode viver um mês sem comida, mas dificilmente sobreviverá a uma semana sem água. Estima-se que bebemos uns 2,4 litros de água por dia – ou pelo menos deveríamos!

O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Desses 70%, 8% estão no sangue, 25% nos espaços entre as células e 67% no interior das células. Já me dá sede! É claro que qualquer tipo de médico, não só o dermatologista, recomenda tomar, ao menos, 2 litros de água por dia.

Estou tentando me acostumar (me obrigo mesmo) – sempre bebi pouca água, tenho a maior preguiça de fazer pipi toda hora. Mas percebo a diferença que faz na pele, na "afinada" do corpo, no intestino que funciona melhor. Mas vamos falar aqui, da pele. A desidratação da pele traz outras conseqüências como a degradação de colágeno e elastina, uma vez que o envelhecimento pode ser considerado um processo de perda de água do corpo à medida que envelhecemos. Em estações com temperaturas mais elevadas, como agora no verão, a hidratação fica mais comprometida e a preocupação com a pele é mais intensa.

O sol em excesso é um dos fatores mais prejudiciais à hidratação e o ressecamento é uma das queixas mais decorrentes de pacientes aos dermatologistas. Além de muita água, exercícios, alegria e boa alimentação, existe uma série de substâncias (que são usadas nos cremes e se chamam ativos) que dão uma bela ajuda à nossa pele. Um dos mais recentes, apresentado no Terceiro Congresso Internacional de Anti-envelhecimento,é o Aquaporine Active, um princípio ativo exclusivo de um novo conceito de hidratação, que aproveita a própria água do corpo para chegar em uma hidratação profunda, de acordo com a necessidade de cada pele.

Existiam somente dois conceitos de hidratacão: ativa ou passiva externas. Ou seja, com a penetração dos princípios ativos com moléculas cada vez menores (ativa) ou com a formação de um filme, uma película sobre a pele de forma a impedir a perda de água (passiva).

Para estes fins, há diversos produtos: Uréia, Ácido Lático, Lactato de amônio, NMF, GPS – todos de hidratação ativa. Já para os de hidratação passiva, os óleos: amêndoas, calêndula, macadâmia, semente de uva, etc. As aquaporines foram descobertas por meio de microscopia eletrônica em 1974. Porém, foi em 1991 que se tornaram mais conhecidas no meio científico, quando Peter Agre recebeu o Prêmio Nobel de Química em 2003 por sua pesquisa sobre o assunto. Ele se diferencia à medida que induz a circulação de água interna entre os canais protéicos das células (67% da água do corpo estão nas células), mecanismo até então desconhecido nos outros ativos em geral, usados nos dermocosméticos.

As aquaporines são proteínas que permitem o transporte de água no corpo e acredita-se que uma aquaporine é capaz de transportar três milhões de moléculas de água por segundo, ativando o sistema de irrigação através das células. Age de forma integrada no organismo, repondo a hidratação e reforçando a capacidade de adaptação às condições externas, restaurando as funções de barreira da pele. Veja como os outros ativos agem de maneira diferente na hidratação.

Em estudo realizado pela empresa fabricante, um creme cosmético com o ativo Aquaporine Active® aplicado sobre a pele por um período de 14 dias promoveu uma melhora significativa sobre a pele seca e sensível.

Os resultados foram esses:

* Pele ressecada – melhora de 60%
* Sensação de desidratação – melhora de 100%
* Coceira – melhora de 33%
* Descamação – melhora de 40%
Esse ativo é distribuído no Brasil pela Vital Especialidades.

Para saber mais clique no site www.vitalespecialidades.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário