domingo, 21 de novembro de 2010

CONHEÇA A GLANDULA TIREÓIDE E PREVINA DOENÇAS.

Quiz: você sabe tudo sobre a sua tireoide?
Conhecer a função dessa glândula ajuda a manter a saúde em dia

Por Fernando Menezes


A tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo. É ela que regula a produção de hormônios que interferem no funcionamento de vários orgãos do corpo humano, como o coração, os rins, intestino e, no caso das mulheres, regula o ciclo menstrual. "Problemas na tireoide são muito comuns, principalmente o hipotireoidismo, a aparição de nódulos benignos e o hipertireoidismo. Na maioria dos casos, essas complicações podem ser tratadas sem maiores preocupações com a ajuda de um especialista", explica o endocrinologista Pedro Saddi, da Unifesp. De acordo com a especialista, muitas pessoas não se dão conta da importância que a tireoide tem em nosso organismo, e acabam cometendo erros que podem levar a problemas sérios. "Pessoas saudáveis cometem a besteira de tomar remédios para hipotireoidismo, por exemplo, para ter o metabolismo acelerado e emagrecer mais rápido", explica o médico. Segundo ele, isso pode levar rapidamente a um quadro de hipertireoidismo, outra doença séria relacionada à tireoide. A seguir, faça o teste para descobrir se você sabe a importância da tireoide e não comete erros que podem prejudicar a sua saúde.

Seu resultado: você respondeu corretamente 9 das 9 questões

* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 1: O exame para identificar os níveis de hormônio da tireoide deve ser realizado regularmente?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: a) Sim. Após os 30 anos, uma vez por ano, no mínimo

Nota: "O exame mais comum para identificar os níveis dos hormônios da tireoide chama-se dosagem de TSH sérico. Recomenda-se que todas as pessoas passem pelo exame THS uma vez por ano, após os 30 anos de idade. Para as mulheres com mais de 60 anos, é ainda mais importante seguir essa regra", explica a endocrinologista. Além disso, gestantes também devem realizar o exame periodicamente, seguindo o aconselhamento do médico.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 2: Qual é a localização da tireoide?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: b) No pescoço, perto da garganta

Nota: A tireoide tem apenas 25 gramas e fica no pescoço, entre a laringe e a faringe. "Por isso, faz parte do exame clínico apalpar essa região para identificar possíveis nódulos", explica o endocrinologista Pedro Saddi.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 3: Uma dieta alimentar protege a saúde da tireoide quando é rica, principalmente, nos nutrientes:
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: a) Iodo e selênio

Nota: Consumir alimentos ricos em iodo e selênio é a principal dica de dieta que pode deixar a tireoide saudável. "Os fabricantes de sal de são obrigados por lei a colocar uma quantidade de iodo que possa prevenir doenças na tireoide. A ingestão de frutos do mar e algas, também ajuda a aumentar os níveis de iodo no organismo", diz Pedro Saddi. Não é preciso salgar demais a comida, já que ingerir mais do que seis gramas de sal pode até ser prejudicial à saúde da tireoide.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 4: O que é hipotireoidismo?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: a) É a queda de hormônios produzidos pela tireoide

Nota: De acordo com a endocrinologista Laura Ward, hipotireoidismo é quando a glândula libera o T3 e o T4 em menor quantidade do que o necessário. Isso pode provocar uma série de complicações no organismo que diminiuem o nosso metabolismo deixando as respostas do nosso corpo mais lentas e com mais dificuldade. O exame mais comum para identificar os níveis dos hormônios da tireoide chama-se dosagem de TSH sérico.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 5: O hipotireoidismo é mais comum em:
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: b) Mulheres

Nota: As mulheres estão mais sujeitas a sofrerem com esse problema, principalmente quando passam dos cinquenta anos. "Não se sabe ao certo porque isso ocorre, mas as mulheres estão mais propensas a desenvolver hipotireoidismo e também outras doenças na tireoide. Mas os homens também precisam ficar atentos aos sintomas, já que aproximadamente um milhão de homens sofram com problemas na tireoide no Brasil", explica Pedro Sabbi.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 6: Quais são alguns dos sintomas de hipotireoidismo?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: a) Sentir frio, desânimo, lentidão de fala, pele ressecada e cabelos e unhas quebradiços.

Nota: "Os sintomas de hipotireoidismo estão ligados à lentidão no metabolismo. Essa mudança no organismo causa desânimo excessivo, dificuldade de falar, a pessoa tem dificuldade de se aquecer. Além disso, a pele normalmente fica ressecada e os cabelos e unhas não conseguem ficar forte", explica o endocrinologista Pedro Sabbi.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 7: Os exercícios físicos:
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: a) Ajudam a amenizar o ganho de peso, comum após distúrbios na tireoide

Nota: Uma vida sedentária não influencia nas chances de doenças na tireoide, mas pode ser usada para controlar o peso ganho após a desregulagem nos hormônios. Segundo a endocrinologista Laura Ward, a atividade física é muito importante após o diagnóstico. "Ela evita a obesidade e problemas relacionados a essa doença, como hipertensão, diabetes e colesterol alto."
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 8: Na gravidez, o hipotireoidismo interfere no desenvolvimento do bebê?
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: b) Sim, caso não seja feito o tratamento adequado

Nota: Durante a gestação, a mãe já pode transferir ao filho alguns problemas relacionados a baixa produção de hormônios da tireoide "Até os três meses de gestação, o bebê não produz seus próprios hormônios, e é dependente dos hormônios da mãe. Por isso, uma mulher que não produza hormonios da tireoide em quantidade suficiente e não procura um médico para fazer um suplemento hormonal, prejudica o desenvolvimento do feto", explica o endocrinologista Pedro Saddi.
* Imagem de Resposta Correta

Pergunta 9: O tratamento para hipotireoidismo e hipertireidismo é feito:
Parabéns, você acertou esta pergunta

Resposta correta: b) É tratado na maioria das vezes com reguladores hormonais

Nota: De acordo com Pedro Sabbi, os procedimentos cirúrgicos na tireoide são raros, e quase nunca são relacionados ao hipotireoidismo ou hipertireodismo. "Depois que a doença foi descoberta, o paciente precisa passar por uma reposição hormonal acompanhada por um médico. Como se trata de hormônios que estão em falta, a ingestão desses remédios não tem efeito colateral", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário